Pesquisar este blog

sábado, maio 27, 2006

número 3 Aluisio Martins

A internet moderniza a busca tradicional de leitura de um lado escritores, desconhecidos do círculo literário e da mídia editorial que vêm se destacando e por outro lado leitores afoitos, ávidos por novas tendências, confrontam-se em um novo mercado de cultura, que é latente e infinito. Os “blogs”, sítios, jornais virtuais crescem de uma maneira frenética aumentando cada vez mais o número de interessados neste tipo de mídia.

Aos olhos críticos há muita coisa ruim, entre parcos talentos, aos olhos otimistas há um movimento literário pungente que poderá estimular a produção e a fomentação de mercados além da rede mundial. Concordo em parte com as duas correntes, mas tenho que aceitar que a modernidade me trouxe mais felicidades, num balanço geral.

Foi pela rede que conheci os textos de Aluisio Aderaldo Martins Rodrigues, cronista, ficcionista, poeta, nascido em 1967, em Fortaleza, Ceará, profissional na área de desenvolvimento e gestão de projetos voltados para a cultura e desenvolvimento social e edição de livros.

Descobriu a sua segunda paixão, em meio ao grande colapso que é a puberdade, os livros. Confessa que escrever tornou-se vital como tentativa de exprimir-se, deixando implodir-se em dores de seu mundo, libertando-se em escrita para a vida real.

Sua poesia assim como sua prosa informal, intimista, provocadora e ao mesmo tempo encantadora e sedutora e promovendo uma explosão de temas, cores, sensações, que transita do choro ao riso, do prazer ao ranço, do inferno ao paraíso num só verso. Consegue muitas vezes em apenas um texto despertar amores, ternuras e rancores adormecidos, e nos convida não só a reflexão, mas também à ação.

Aluisio tem um ritmo próprio, é uma metralhadora de metonímias, aliterações, metáforas, alegorias, e consegue instigar nossos sentidos a sensações extremas. Tem a capacidade de discutir religiosidade, espiritualidade sem ser sectarista, narra o amor com luxúria, abusa da sensualidade e da realidade crua, sem floreios cumulativos e disseca a urbanidade cuspindo nas fuças da desumanidade. Conhecedor das desigualdades presentes no micro e no macro social, hora por seu ofício, hora por sua vivência, assume uma postura ofensiva diante das discrepâncias sociais.

Por um ano, no jornal A Gazeta, manteve uma coluna sobre gestão da informação e inclusão social. Participou da criação e da implantação de inúmeros projetos envolvidos com questões sócio-culturais como: programas educativos de rádio, eventos culturais (shows e lançamento de campanhas), rádios comunitárias, além de ter trabalhado por três anos (2001-2004) como consultor do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) durante o desenvolvimento e gestão do Programa de Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Estado do Acre. Além da criação de vídeos e documentários educativos, mais precisamente na produção, direção e sonorização, entre eles, os documentários “Trilhas de sustentabilidade”, produzido para WWF, e “Seivas” pela agência de comunicação Trilha Ambiental.
É um escritor livre, fora dos padrões cultos, não tem preconceitos e trata de temas polêmicos com naturalidade e desenvoltura. E tem uma citação de Aluisio que o descreve bem: “Gosto das imagens e dos desejos que elas podem provocar por detrás do olho quando verdadeiramente despido. Gosto de toda arte nua desde que semeie fúria e mal-estar nas vísceras. Escatológica, excremental, pornográfica, não importa. Gosto daquilo que choca e propõe no revés o normal. Porque todos somos independentemente do que possam pensar".
Vale a pena conferir!
Recomendo todos os textos que tive contato, que estão à disposição na internet, tem um blog e publicações em sítios conceituados como:
Revista Cult, Revista O Caixote, Revista Verbo21, Bestiário (Revista de Contos), Meio Tom, Rascunho – Caderno de literatura e O Pátio.

Blog:
http://fenosefenotipos.zip.net/

Links:
http://www.verbo21.com.br/principal.htm
http://www.ocaixote.com.br/caixote20/contos20_Aluisio.htm
http://www.kkfs.trix.net/delicatosenses/edicao08/Aluisio/Moderna_menina_A.htm
http://www.cortica.org/contos/contos.html
http://www2.uol.com.br/camaredonda/center/favoritos/textos/textos.htm&e=42
http://www.projetoidentidade.org/site/
http://www.revista.agulha.nom.br/indiceA.html
http://www.gargantadaserpente.com/autores/aluisio_martins.shtml
www.tanto.com.br/AluisioAderaldo.htm

Boa semana, e até a próxima!
Comentários no rodapé da página.

Dúvidas ou sugestões:
larissapin@hotmail.com

Nenhum comentário: