Pesquisar este blog

segunda-feira, agosto 28, 2006

número 8 - Márcia do Valle

Só hoje, observei que só escrevi sobre escritores do sexo masculino, seria um relapso ou alguma espécie de preconceito? Fiquei dias me questionando, mas cheguei a uma conclusão: as mulheres são mais desconfiadas, quando abordadas por outra mulher.

Os homens não, eles se entregam, sem pudores, sem castrações, mas devo dizer que essa entrega não tem nada a ver com meu belo par de pernas, porque nenhum dos citados me conhece pessoalmente.

O que quero dizer é que o feedback masculino foi maior que o feminino, entrei em contato com o mesmo número de escritores de ambos os sexos, só a receptividade foi diferente.

Na minha oitava semana de Caleidoscópio terei o prazer de destacar o primeiro trabalho feminino, e vou citar uma escritora de estirpe, maravilhosa. Márcia do Valle nasceu no Rio de Janeiro, em 1977, sua escrita é recheada de poesias cadenciadas, de prosas intimistas e contos de ótima qualidade.

Márcia parece falar de si, mesmo escrevendo em terceira pessoa, suas confissões permeiam a maioria de nossas almas femininas, encanta, espanta e escancara esse ser solitário, confuso e inseguro que habita em todas nós.

Tive um primeiro contato com seu blog, um amigo indicou-me, dizendo, “leia Márcia do Valle, ela pensa como você!”. Sempre julguei meu trabalho desaforado, porque digo o que sinto, o que penso, sem me preocupar com as conseqüências que essa atitude pode trazer. Vi Márcia assim, neste mesmo tom confessional, mas de uma maneira elegante, consegue tratar com delicadeza as situações-limite.

No seu livro “180 graus”, descreve, esmiuçando, a trajetória de duas mulheres, uma carioca e uma francesa, que habitam a mesma narrativa paralelamente e só se encontram em um certo momento na história. O mais poético é que as duas têm culturas diferentes, mas são muito parecidas.

A descrição angustiante de seus conflitos internos traz a figura fiel da mulher atual, uma mulher que luta para ser reconhecida, amada e feliz. O livro é mais que um relato, é a expressão de uma escritora que conhece bem o universo feminino.

Como eu digo sempre aos meus leitores, não perco tempo em criticar escritores que não me agradam, é mais agradável e gratificante, devo admitir, falar de trabalhos como de Márcia do Valle. Acredito que em sua obra há muito de Virgínia Woolf e Simone de Bevouir, escritoras que falam dessas dificuldades femininas de uma maneira mais intimista.

Márcia do Valle é uma escritora apaixonante, em muitos trechos de seu livro, senti um nó na garganta, daqueles que só quem sentiu cada momento, como navalha fria na carne quente, sabe o que é o sofrimento e a angústia feminina. Vale a pena conferir!

Recomendo:
Livro180 graus – Editora Marco Zero

E os textos:
Partida
Se alguém disser que você é sua musa inspiradora...
Daqui a pouco começa a vida
Vazio
Meu corpo sem química pede por você
A minha imaginação vai longe
Uma vez me disseram
Era uma vez, uma menina que tinha uma lâmpada com um gênio


Blog:
http://www.soltanomundo.blogger.com.br/
Resenha:
http://www.verbo21.com.br/arquivo/ensaios_c_jun05.htm
Entrevista:
http://www.republicadolivro.com.br/info.php?not=10697&oque=2&cd_editora=302
Sítios:
http://www.escritorassuicidas.com.br/edicao2_6.htm#marciadovalle
http://www.escritorassuicidas.com.br/edicao3_6.htm#marciadovalle3
http://www.tudolorota.com.br/convidado.htm
http://www.blocosonline.com.br/literatura/autor_prosas.php?id_autor=2950&flag=nacional
http://www.blocosonline.com.br/literatura/autor_poesia.php?id_autor=2950&flag=nacional
http://www.gargantadaserpente.com/coral/contos/mdv_lapide.shtml
http://www.autores.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1100&Itemid=38
http://www.simplicissimo.com.br/index.php?option=com_comprofiler&task=userProfile&user=1126
http://www.segmentoarte.blogspot.com/

Nenhum comentário: